quinta-feira, 22 de julho de 2010

Arqueólogos fazem descoberta «excepcional» em Stonehenge

Uma equipe de arqueólogos descobriu uma estrutura circular, presumivelmente neolítica, a cerca de 900 metros do monumento de Stonehenge. O achado já foi classificado como «excepcional» e é considerado a maior descoberta nos últimos 50 anos.

A estrutura, que consiste num círculo de buracos em volta de um conjunto de poços, está localizada a cerca de 900 metros de Stonehenge e «é provavelmente o primeiro grande monumento cerimonial descoberto nos últimos 50 anos».

Quem o diz é o professor de Arqueologia da Universidade de Birmingham, Vince Gaffney, que liderou a equipa responsável pela descoberta. Em declarações à BBC, Gaffney explicou que os poços deverão ter sido escavados para segurar um círculo de postes de madeira. «É o equivalente de madeira do Stonehenge», declarou.

Apesar de esta descoberta não dissipar todos os mistérios sobre o Stonehenge, Gaffney diz-se «certo» que novas descobertas serão feitas na área. «A ideia era que isto era só um campo deserto – agora já sabemos que existe um complexo de monumentos rituais em Stonehenge».