A vacina contra gripe comum pode oferecer "certa proteção" contra a influenza H1N1 (suína), contradizendo estudos anteriores, afirmam pesquisadores mexicanos. Eles descobriram que as pessoas vacinadas contra o vírus sazonal têm menos possibilidades de adoecer ou morrer por causa da gripe suína que aqueles que não foram imunizados.
"Estes resultados devem ser considerados prudentemente e de forma alguma indicam que a vacina contra a gripe comum deve substituir a vacinação contra a pandemia da gripe A/H1N1", escreveram Lourdes García-García e seus colegas do Instituto Nacional de Saúde Pública de Cuernavaca no British Medical Journal.
A equipe de García estudou 60 doentes confirmados de gripe suína e 180 pessoas semelhantes com outras doenças. Somente oito pessoas que tinham sido vacinadas contra a gripe comum estavam entre os casos de H1N1. O estudo descobriu que 29% das pessoas que não tinham sido vacinadas se infectaram com o vírus H1N1, contra 13% de infectados entre os vacinados.
Nenhum dos vacinados morreu, mas 35% dos pacientes de gripe suína que morreram não tinham sido vacinados contra a gripe comum.
0 comentários:
Postar um comentário