Infecções bocais podem espalhar-se no sistema circulatório e criar inflamações crônicas.
Uma má saúde dentária pode aumentar o risco de ataques cardíacos, segundo um estudo sueco publicado hoje no «Journal of Periodontology». “As doenças cardiovasculares e em particular patologias coronárias estão fortemente ligadas ao número de dentes de uma determinada pessoa”, explicou Anders Holmlund, do Hospital de Gävle e um dos autores da investigação realizada em três instituições na Suécia.
Já vários estudos demonstraram que pode existir uma ligação entre a saúde bocal e doenças cardiovasculares, mas é a primeira vez que é estabelecida uma correlação directa entre o número de dentes e o risco cardíaco. Holmlund explica no trabalho que uma pessoa com menos de dez dentes tem sete vezes mais possibilidades de padecer deste problema do que outra com a mesma idade, mesmo sexo e com mais de 25 dentes.
A razão apresentada para tal é o facto de as infecções da boca e no contorno dos dentes poderem se espalhar no sistema circulatório e criar inflamações crónicas, ou acidentes cardiovasculares. Para a investigação, Holmlund e os seus colegas, Gunnar Holm e Lars Lind, seguiram 7.674 pessoas de ambos os sexos, a maior parte com problemas dentários, durante 12 anos e verificaram que, em pelo menos 299 pessoas, as causas de morte dos já falecidos foram principalmente devido a ataques cardíacos.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, os acidentes cardiovasculares provocam por ano a morte de 17 milhões de pessoas.
Fonte: Ciência Hoje PT
quinta-feira, 15 de abril de 2010
Perda gradual dos dentes pode levar a doença cardiovascular
Postado por Rejane Cardoso às 12:49
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário