A separação das duas fibras de DNA é um processo que acontece em milionésimos de segundos, o que é um grande entrave ao estudo experimental, tornando-se necessária a simulação computacional. Quatro anos depois de ter sido concluído um modelo físico efectivo e do uso massivo do supercomputador MareNostrum, investigadores do Instituto de Investigação Biomédica (IRB Barcelona) e do Barcelona Supercomputing Center (BSC) conseguiram fazer a primeira simulação realista da abertura de DNA em alta resolução.
"Muitas das funções do DNA ocorrem quando as duas fibras se separam, como por exemplo a replicação durante a divisão celular ou processos de reparação. Neste estudo propomos um mecanismo para este processo, que por sua vez, levará a novas experiências para a sua confirmação definitiva”, referiu Alberto Pérez.
Os investigadores estudaram um pequeno fragmento de DNA de 12 pares de base (o genoma humano é de três mil milhões de pares de base), e receberam dez milhões de fotos estruturais cuja sequência produz um filme que revela como de desenrola o processo de separação das fibras de DNA.
Modesto Orozco |
Esta investigação vem assim proporcionar uma visão detalhada do mecanismo pelo qual ocorre um dos processos mais importantes do DNA, abrindo-se assim novas perspectivas sobre a conexão entre propriedades físicas, funcionalidades e efeitos farmacológicos.
0 comentários:
Postar um comentário