Estudo publicado «Science Translational Medicine» revela que bactéria ajuda o sistema imunitário
Conhecida por provocar doenças, |
Os cientistas injetaram a salmonella (numa versão enfraquecida incapaz de causar as conhecidas intoxicações) em ratinhos com câncer e em cultivos de células humanas com melanoma. Chegaram à conclusão de que esta ajudava o sistema imunitário a detectar as células cancerosas para eliminá-las.
Nas primeiras etapas do câncer, as defesas do organismo conseguem reconhecer as células cancerosas e destruí-las. No entanto, à medida que o câncer avança, as células malignas tornam-se invisíveis para o sistema imunitário.
Isto acontece porque existe uma falha no “sistema de comunicação imunológico” devido à redução dos níveis da proteína Connexin 43, responsável por estabelecer essa comunicação.
Os investigadores descobriram que injectando salmonella, a quantidade de Connexin 43 aumentava. Formaram-se, assim, novos canais de comunicação e as células imunes activaram-se e eliminaram as cancerosas.
Nas experiências, a técnica também protegeu os ratinhos da expansão do cancro a outras partes do corpo. Os investigadores dizem que estão prontos a fazer experiências em humanos, mas é necessário autorização. Acreditam que esta descoberta pode levar ao desenvolvimento de uma vacina.
Fonte: Ciência hoje PT
0 comentários:
Postar um comentário