Cristalografia de raios-X permitiu determinar estrutura da CXCR
Segundo um artigo publicado na revista científica Science foi utilizada a técnica de cristalografia de raios-X para determinar a estrutura da molécula CXCR4 e o seu mecanismo de acção.
Esta descoberta poderá abrir portas para o desenvolvimento terapêutico, embora, segundo os autores, seja necessário aprofundar o conhecimento sobre o funcionamento da CXCR4.
Esta molécula faz parte da família de proteínas designada por receptores acoplados à proteína G, responsáveis pela transmissão de sinais do exterior das células para o seu interior. Desta forma, ajudam a controlar quase todos os processos do organismo, inclusivamente o crescimento celular, a secreção hormonal e a activação do sistema imunitário.
No entanto, quando os sinais que activam o receptor não estão devidamente regulados, a CXCR4 pode estimular o crescimento e a metastização dos tumores.
De acordo com os investigadores, a imagem criada poderá permitir “desenhar” novos compostos que regulem a actividade daquela molécula ou bloqueiem a entrada do HIV nas células.
0 comentários:
Postar um comentário