sábado, 26 de setembro de 2009

Medicina : Daltonismo , pesquisa com macacos

Pesquisa com macacos pode levar à cura do daltonismo
25 de setembro de 2009 • 08h40 • atualizado às 08h54

A foto da esquerda mostra como o maçado Dalton via o mundo antes do tratamento, a foto da direita apresenta os resultados após o tratamento
25 de setembro de 2009
Foto: Nature
Pesquisadores usaram terapia genética para recuperar a visão de cores de dois macacos adultos que eram incapazes de distinguir entre tons de vermelho e verde desde o nascimento - dando esperança de cura para o daltonismo e outros distúrbios visuais em humanos.
"Esse estudo é realmente incrível", disse Andras Komaromy, um pesquisador da visão e oftalmologista veterinário da Universidade da Pensilvânia, na Filadélfia, que não esteve envolvido na pesquisa. "Se pudermos agir na expressão genética específica dos cones (em humanos), então isso tem uma implicação imensa."
Cerca de um em cada 12 homens não possui proteínas fotorreceptoras sensitivas às cores vermelha ou verde que estão normalmente presentes nas células perceptoras de cor da retina, ou cones, sendo assim incapazes de enxergar vermelho e verde.
Uma condição similar afeta todos os macacos-de-cheiro (Saimiri sciureus) machos, que naturalmente enxergam o mundo em dois tons. O daltonismo nos macacos acontece porque a visão integral de cores exige duas versões do gene da opsina, carregado pelo cromossomo X. Uma versão codifica o fotorreceptor que detecta vermelho e a outra o fotorreceptor que detecta verde.
Como os macacos machos têm apenas um cromossomo X, eles carregam apenas uma versão do gene e inevitavelmente são daltônicos para vermelho e verde. Uma deficiência similar é responsável pela forma mais comum de daltonismo dicromático em humanos. Menos macacos fêmeas sofrem da condição, pois as mesmas possuem dois cromossomos X, e frequentemente carregam ambas as versões do gene da opsina.
"Eis aqui um animal que é o modelo perfeito da condição humana", disse Jay Neitz da Universidade de Washington, em Seattle, membro da equipe que conduziu o experimento.
Teste de computador para daltonismo
Neitz e seus colegas introduziram a forma humana do gene da opsina que detecta vermelho em um vetor viral e injetaram o vírus atrás da retina de dois macacos-de-cheiro machos - um chamado Dalton, em homenagem ao químico britânico, John Dalton, que foi o primeiro a descrever seu próprio daltonismo em 1794, e outro chamado Sam.
Os pesquisadores então avaliaram a capacidade dos macacos de encontrar porções de pontos coloridos em um fundo de pontos cinzas, treinando os animais a tocar com suas cabeças as porções coloridas em uma tela e então os recompensando com suco de uva. O teste é uma versão modificada do tradicional "Teste de Cores de Cambridge", em que as pessoas devem identificar números ou outros padrões específicos em um campo de pontos coloridos.
Código de cor
Após 20 semanas, a habilidade dos macacos de distinguir cores melhorou drasticamente, indicando que Dalton e Sam haviam adquirido a capacidade de ver três tons. Ambos os macacos mantiveram essa capacidade por mais de dois anos sem nenhum efeito colateral aparente, relatam os pesquisadores na Nature.
Acrescentar o gene que faltava foi o suficiente para restaurar a visão de cores integral sem necessidade de qualquer conexão cerebral extra, embora os macacos tivessem sido daltônicos desde o nascimento. "Como existe essa plasticidade no cérebro, é possível tratar mais defeitos do cone com terapia genética", disse Alexander Smith, biólogo molecular e pesquisador da visão da Universidade College London, que não contribuiu com o estudo.
"Não parece que novas conexões neurais tenham sido formadas", disse Komaromy. "É possível adicionar um pigmento de opsina ao cone e o circuito neural e os caminhos visuais conseguem lidar com isso."
Três testes de terapia genética em humanos estão atualmente em andamento para tratar a perda de visão decorrente de degeneração séria da retina. Esses estudos de segurança de fase 1 injetaram um tipo similar de vetor viral (mas carregando um gene diferente) atrás da retina, como nos macacos, e as pessoas tratadas não mostraram efeitos colaterais sérios após mais de um ano, com alguns participantes tendo relatado melhorias evidentes na visão.
Esses primeiros testes em humanos - que reparam os bastonetes, um tipo diferente de célula fotorreceptora - podem ser vistos como um padrão de segurança para qualquer tratamento futuro de doenças do cone e daltonismo em humanos, disse Neitz.
"A grande questão é que pessoas daltônicas têm uma ótima visão", Neitz diz. "Por isso, antes de as pessoas desejarem tratar seu daltonismo, é necessário assegurar que seja completamente seguro, e isso dará algum trabalho."
Tradução: Amy Traduções

Vacina Contra a Aids- Imunologia-vírus da Aids ( Vacina contra Aids é "passo importante" contra a doença )

(Imagem: Wikimedia)
Vacina combinada
Uma nova vacina combinada, resultado da mistura de duas vacinas experimentais já testadas, foi administrada a 16 mil voluntários na Tailândia, no maior teste já realizado com uma vacina contra a AIDS.
Os pesquisadores concluíram que a vacina reduziu em menos de um terço o risco de contrair o vírus HIV, que provoca a doença, segundo informou a BBC.
Apesar dos resultados modestos, o teste está sendo interpretado como um avanço científico significativo. Mas os pesquisadores concordam que uma vacina global ainda é uma realidade distante.
Soma foi maior do que as partes
O estudo foi realizado pelo Exército americano com o governo da Tailândia e durou sete anos. Todos os voluntários - homens e mulheres com idades entre 18 e 30 anos - não eram portadores do HIV e viviam em algumas das regiões mais afetadas pela doença na Tailândia.
As vacinas originais, que deram origem à nova vacina combinada, já haviam sido testadas em voluntários, mas sem sucesso.
"Os números são baixos e a diferença pode se dever à sorte, mas a conclusão é a primeira notícia positiva no campo de vacinas contra a AIDS em uma década", disse Richard Horton, editor da revista médica Lancet. "Nós devemos ser cautelosos, mas ter esperança. A descoberta precisa ser replicada e investigada urgentemente."
Modestamente protetores
Metade dos voluntários recebeu a vacina e a outra metade recebeu um placebo. Todos receberam aconselhamento sobre prevenção do vírus HIV.
Entre os voluntários que receberam a vacina, o risco de infecção pelo HIV foi 31,2% menor do que entre os que tomaram o placebo.
O resultado também foi comemorado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo programa conjunto da ONU para a AIDS (UN/AIDS).
Segundo os organismos, os resultados "caracterizados como modestamente protetores...trouxeram nova esperança no campo de pesquisa de vacinas contra a AIDS".
Estima-se que cerca de 33 milhões de pessoas no mundo são portadoras de HIV.
Ver mais notícias sobre:
Vacinas
Sexualidade

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Ecologia: China e Japão se comprometem com luta contra emissões de CO2


NOVA YORK, EUA — O presidente chinês, Hu Jintao, se comprometeu nesta terça-feira na ONU a reduzir "significativamente" o aumento das emissões de gases poluentes de seu país até 2020, comparativamente com 2005.

"Vamos reduzir significativamente nossas emissões de dióxido de carbono (CO2) por ponto de crescimento econômico daqui a 2020 comparativamente a seu nível de 2005", disse na Cúpula da ONU sobre o compromisso climático.

"Depois, vamos vigorosamente desenvolver energias renováveis e energia nuclear", acrescentou em uma intervenção muito esperada.

"Vamos aumentar a parte das energias não-fosseis no consumo do país a aproximadamente 15% até 2020", disse Hu.

A China se tornou a primeira emissora de gases causadores do efeito estufa do planeta, à frente dos EUA. Estes dois países são responsáveis juntos por 40% das emissões mundiais de CO2.

Hu também se comprometeu a aumentar a capacidade do país de absorver o CO2 emitido na atmosfera aumentando a cobertura florestal da China em 40 milhões de hectares daqui 2020 comparativamente a 2005.

"Vamos acelerar nossos esforços para desenvolver uma economia sustentável, uma economia com baixa taxa de carbono, aceleração da pesquisa e desenvolvimento e disseminação das tecnologias verdes", declarou.

O presidente chinês disse também que, para os países em desenvolvimento, a primeira prioridade é agora o crescimento econômico, a erradicação da pobreza e a melhora do nível de vida, dando a entender que a redução do gás poluente não é a prioridade destas nações.

O novo primeiro-ministro japonês, Yukio Hatoyama, por sua vez, também falando ante a assembleia, confirmou o compromisso de seu país de reduzir as emissões de gás de efeito estufa, além de anunciar um aumento das ajudas aos países pobres na luta contra o aquecimento global.

"Para seus objetivos a médio prazo, o Japão se esforçará em reduzir suas emissõse em 25% antes de 2020, em relação a seus níveis de 1990", indicou Hatoyama durante a cúpula das Nações Unidas sobre o clima.

Para conseguir isso, prometeu "mobilizar todas as ferramentas políticas disponíveis", incluindo a criação de um mercado nacional de permissão de emissão ou instaurando uma taxa sobre as emissões de carbono.

Este novo objetivo é muito mais ambicioso que o do governo anterior, que buscava uma redução de apenas 8%.

"O Japão também está disposto a proporcionar um apoio financeiro e técnico para acompanhar os progressos da negociação internacional", acrescentou o primeiro-ministro.

"A ajuda financeira pública e a transferência de tecnologias para os países em vias de desenvolvimento são particularmente importantes", enfatizou.

Os Estados Unidos receberam nesta terça-feira com prudência o compromisso assumido pelo presidente chinês. O enviado especial americano para a mudança climática, Todd Stern, disse aos jornalistas que Hu não falou em números precisos.

"Tudo isso depende da dimensão que isto tem", disse.

"Eu acho que o presidente Hu está falando de passar de uma medida calculada em intensidade energética a uma medida em intensidade carbônica, isto pode ser bom, mas tudo depende da cifra", acrescentou.

Mas o ex-vice-presidente americano e Prêmio Nobel da Paz, Al Gore, afirmou nesta terça-feira que acha positivas as promessas de ações chinesa e japonesa contra o aquecimento do planeta, feitas durante a cúpula das Nações Unidas sobre o clima.

"A China mostra um espírito de iniciativa impressionante para lutar contra o aquecimento climático", declarou Al Gore à imprensa, em um foro realizado à margem da cúpula.

Os objetivos de redução, antes de 2020, do aumento das emissões de CO2 da China vinculado a seu crescimento econômico apresentados pelo presidente Hu Jintao "não são insignificantes", estimou Gore.

Ao citar, além disso, os investimentos importantes feitos pela China em termos de energia eólica e solar, Al Gore afirmou que todos esses esforços são importantes.

"E dispomos de todas as indicações que mostram que, em caso de progressos importantes nas negociações (de Copenhague), a China estará pronta para fazer inclusive mais".
Copyright © 2009 AFP. Todos os direitos reservados.
Acesse à reportagem sobre máquina que captura CO2 da atmosfera.

http://360graus.terra.com.br/ecologia/default.asp?did=26858&action=news

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Austrália , poluição , Terra ou Marte?





A cidade de Syney esta manhã...

Ecologia- Poluição

Leste da Austrália é coberto por tempestade de areia vermelha


Uma longa faixa da costa leste da Austrália, incluindo a maior cidade do país, Sydney, ficou coberta nesta quarta-feira por uma nuvem de areia vermelha, trazida pelos ventos desde o deserto.

A visibilidade em Sydney ficou fortemente prejudicada, provocando caos nos transportes. Voos e partidas de barco da área do porto tiveram que ser cancelados, e longos congestionamentos se formaram na cidade.

Os médicos pediram às pessoas com problemas cardíacos ou respiratórios que evitassem sair às ruas. Muitas pessoas circularam pela cidade usando máscaras para se proteger da areia.

Os serviços de emergência relataram um aumento nos atendimentos a pessoas com problemas respiratórios.

Poluição

Segundo a agência meteorológica australiana, esta foi a pior tempestade de areia na região desde os anos 1940.

Ventos fortes gerados por uma grande frente fria trouxeram à costa toneladas de areia do interior desértico do país, que enfrenta uma forte seca.

As autoridades ambientais dizem que a poeira elevou os níveis de poluição por partículas em suspensão para os níveis mais altos desde que os registros começaram a ser feitos, nos anos 1970.

Segundo Chris Eiser, do Departamento de Meio Ambiente do Estado de Nova Gales do Sul, o nível de poluição chegou a 15.500 microgramas de partículas por metro cúbico.

"Em um dia claro, as medições de material particulado ficam entre 10 e 20 microgramas por metro cúbico", disse Eiser.

Segundo ele, mesmo quando há um incêndio florestal, com muita fumaça, as medições ficam entre 300 e 500 microgramas por metro cúbico.

'Armagedom'

O morador de Sydney Andrew Hawkins disse que a visão que teve do céu avermelhado ao acordar foi semelhante à ideia que tem do "Armagedon".

"O céu estava imerso em um tom avermelhado, e eu preciso dizer que o pensamento que cruzou a minha mente foi que ou meus olhos estavam pregando uma peça em mim, que alguma catástrofe havia ocorrido ou que era algum fenômeno meteorológico", disse ele à BBC.

Outra moradora, Tanya Ferguson, descreveu a tempestade de areia como "a coisa mais estranha" que havia visto em toda a sua vida.

http://oglobo.globo.com

ET do Panamá Criatura alienígena do Panamá. verdade ou mentira?

Bem, vamos lá resolver mais um problema de ET aqui no Diário de Biologia. Recebi oito emails ao todo com os links para fotos dos suposto “alien do Panamá!

A história é a seguinte: Adolescentes panamenses afirmavam ter matado a pedradas um ET que os atacou. O pobre alienígena teria sido atirado na água após o suposto assassinato. E daí várias especulações começaram a ser feitas: “um animal ainda não catalogado” ou “um extraterrestre que tentava abduzir os garotos”.

Toda essa história não passou de uma mentirinha que acabou se tornando algo muito maior do que deveria. O ET do Panamá não passa de um BICHO-PREGUIÇA em um estágio avançado de decomposição. Os preguiças são animais muito comuns na região da América do sul e central (inclusive no Panamá).

1- Abdome inchado devido ao estado avançado de decomposição. Isso acontece por causa da atividade bacteriana no trato intestinal, o que causa uma reação que libera gases causando um inchaço acentuado. Com a preguiça não poderia ser diferente.
2- O pescoço é longo, (veja a figura do esqueleto abaixo). As preguiças possuem de 8 a 9 vértebras cervicais, o que lhes possibilita girar a cabeça 270° sem mover o corpo. Isso facilita ver tudo em volta sem gastar muita energia!
3- Apesar de não parecer devido a pelagem longa e farta, as preguiças tem cabeça pequena, uma cabeça grande e pesada dificultaria muito seu hábito de viver pendurado de cabeça para baixo.
4- As garras da imagem não tem discussão, não é? Naquela região do Panamá, são conhecidas as Preguiças da família Megalonychidae (preguiças com dois dedos). As garras são uma grande arma contra os predadores.
5- Braços muito longos e finos. As preguiças possuem pernas e braços compridos, o corpo é curto, adaptados para o seu modo de vida (sempre pendurados em galhos da copa de árvores altas).

6- Ausência de dentes, língua escura e grande. Na verdade os dentes não são tão ausentes assim. Os dentes das preguiças se apresentam em forma de uma pequena serra, por isso parece que não estão ali! A língua inchada também é um indicativo do processo avançado de decomposição. Os olhos e focinho, nao tem erro: é semelhante às preguiças!

7- Cauda curta e grossa. Exatamente como o Bicho-preguiça.
8- Falta de pêlo. O estágio de decomposição avançado e o corpo mergulhado na água pode ter desencadeado uma perda dos pêlos, o que é muito comum entre os mamíferos, eu poderia colocar algumas fotos que comprovam isso, mas acho muito “pesadas” para o conteúdo do Blog. As preguiças possuem o pêlo muito crespo (parece piaçava) que naturalmente soltam só de tocar!

Comparando com o esqueleto realmente não dá para acreditar que seja um ET(extraído do site Diário de biologia- parceiro deste blog)
www.diariodebiologia.com