segunda-feira, 26 de abril de 2010

Falta de vitamina D pode prejudicar o coração

Falta de vitamina D pode prejudicar o coração
Estudo destaca que a carência da vitamina pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares.[Imagem: Journal of the American College of Cardiology]
Falta de vitamina D

A deficiência de vitamina D - que atua na concentração de cálcio no organismo - está tradicionalmente associada a problemas em ossos, dentes ou músculos. Mas um novo estudo indica que sua carência também pode ser prejudicial ao coração.

Segundo pesquisa publicada na edição de dezembro do Journal of the American College of Cardiology, a falta de vitamina D pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares, que alteram o funcionamento do sistema circulatório.

Riscos para o coração

O estudo associou baixos níveis na vitamina a fatores de risco como hipertensão, obesidade e diabetes. Como resultado, os autores recomendam que portadores de fatores de risco tenham seus níveis de vitamina D examinados e tratados, quando necessário.

"A deficiência de vitamina D representa um fator de risco cardiovascular emergente e ainda desconhecido, que deve ser diagnosticado e tratado. A suplementação é algo simples, seguro e de baixo custo", disse James O'Keefe, diretor de cardiologia preventiva do Instituto do Coração do Centro dos Estados Unidos, um dos autores do estudo.

Infarto por falta de vitamina D

O estudo confirma dados divulgados recentemente pelo Framingham Heart Study, projeto do Instituto Nacional para Coração, Pulmão e Sangue em conjunto com a Universidade de Boston, que indicaram que pacientes com níveis de vitamina D abaixo de 15 ng/ml apresentavam risco duas vezes maior de infarto, derrame ou outro evento cardiovascular nos cinco anos seguintes quando comparados com indivíduos com níveis mais elevados.

Segundo os autores da nova pesquisa, a deficiência de vitamina D é mais prevalente do que se imaginava.

Tomar sol sem filtro solar

Alterações recentes nos estilos de vida, como o trabalho em ambientes fechados, e o uso de filtro solar, que elimina até 99% da síntese de vitamina D pela pele, têm levado à queda em seus níveis.

Ou seja, excesso de exposição ao sol faz mal, mas evitá-lo por completo está longe de ser uma boa medida.

Os autores recomendam dez minutos de sol por dia para pessoas de pele branca - ou mais para quem tem pele mais escura - ou a ingestão de suplementos. Fontes naturais de vitamina D são salmão, sardinhas, óleo de fígado de bacalhau e alimentos fortificados como leite e alguns tipos de cereais.

CITOLOGIA - ORGANELAS CELULARES