sábado, 30 de outubro de 2010

A natureza da luz

Estudo associa grupo sanguíneo à fertilidade feminina


Estudo associa grupo sanguíneo à fertilidade feminina
Tipo de sangue «O» dificulta a gravidez, depois dos 35 anos

A capacidade de uma mulher engravidar depois dos 35 anos pode ser influenciada pelo seu tipo de sangue, revelam investigadores do Albert College of Medicine, em Nova Iorque, e da Universidade de Yale.

O estudo envolveu 560 mulheres, com a idade média de 35 anos, submetidas a tratamentos de fertilidade. Os resultados revelaram que aquelas com tipo sanguíneo "O" tinham indícios químicos ligados a um baixo número de óvulos, embora os investigadores não tenham encontrado uma explicação clara para esta conclusão.

A investigação focou a hormona folículo-estimulante (FSH), uma substância química que estimula a secreção de estrogénio. Altos níveis desta hormona indicam que a reserva ovariana está a reduzir-se de uma forma mais acelerada, o que pode reduzir as probabilidades de concepção quando as mulheres chegam aos 35 anos.
As análises realizadas ao sangue revelaram que as mulheres com tipo de sangue "O" tinham maior quantidade de FSH, enquanto as do grupo sanguíneo "A" tinham níveis mais baixos desta hormona.

Os investigadores pretendem agora que esta análise seja alargada a uma escala suficiente vasta para confirmar os resultados. Além disso, é necessário verificar se estes resultados são válidos para mulheres sem problemas de fertilidade, uma vez que que todas as que se colaboraram nesta investigação estavam a fazer tratamentos de fertilidade.

Os resultados deste estudo norte-americano foram apresentados numa conferência da Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva, em Denver.
Share80