sábado, 17 de outubro de 2009

Coelhos queimados para gerar biocombustível

Caçadores suecos estão matando coelhos para serem usados na produção de biocombustível. Os animais são queimados para gerar energia para aquecer as casas da Suécia.

Os coelhos são abatidos em Estocolmo, na capital. As autoridades dizem que milhares de coelhos são mortos anualmente para proteger parques e campos na cidade, uma vez que sujam os espaços verdes, dizem as autoridades. De acordo com as explicações oficiais, e como não há predadores de coelhos em Estocolmo, as autoridades contratam caçadores para abater os animais.

Depois, os coelhos são congelados até serem um número suficiente, para serem levados para a central da cidade de Karlskoga, onde são queimados para produzir energia para o aquecimento de casas.

A União Europeia financiou mesmo o desenvolvimento do processo que permite produzir biocombustível a partir da queima de restos de animais, informa a «BBC Brasil». Com esta técnica, o corpo do coelho é esmagado, ralado e depois levado para uma caldeira, onde é queimado junto com pedaços de madeira e lixo para gerar calor.

«É um bom sistema, porque resolve o problema de lidar com o lixo animal e gera aquecimento», disse o director da empresa que desenvolveu o processo.
Fonte: BBC Brasil

1 comentários:

Fauna e Cerrado disse...

Pode até ser "um bom sistema para gerar aquecimento e resolver o problema do lixo animal", mas fico pensando nos pobres animais, que não têm culpa de não haver predadores. A ação humana é que provoca esses desequilíbrios, porque na natureza tudo é muito bem ordenado e equilibrado. Embora tenham encontrado uma "solução" para o "problema" eu fico triste ao saber que algo assim acontece, pois acho uma crueldade essa matança dos caçadores.

Iliana