quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Formiga se reproduz sem sexo/ Ant reproduces without sex

Nem todas as fêmeas necessitam de machos para se reproduzir. Ao menos assim ocorre com as formigas amazônicas, as Mycocepurus smithii, que são capazes de se reproduzem por, acreditem, clonação! A espécie, segundo descoberto recentemente por um grupo de pesquisadores de vários países, é um estranho caso de organismo multicelular cujas fêmeas não precisam de sexo para ter crias.
Após a realização de variados testes, os cientistas comprovoram que aquelas formigas são as únicas que se reproduzem daquela forma e que as obreiras são todas estéreis, segundo artigo publicado na revista científica ‘Proceedings of Royal Society B’.

Curiosamente, as colônias de clones dependem para sua alimentação de um fungo também assexuado que está na origem do interesse pelo estudo das peculiares Mycocepurus.

Entre os testes aplicados, a líder do grupo de estudos, Anna G. Himler, da Universidade do Texas (EUA), destaca os de ADN que ao modo das ‘impressões digitais’, produziram 12 colônias diferentes de ‘M. smithii’. O resultado foi identico: todas as formigas de uma mesma colônia eram identicas genticamente a sua rainha, destaca a revista.

0 comentários: