domingo, 25 de outubro de 2009

Gripe suína X gripe espanhola

A gripe espanhola de 1918 a 1919 deixou 40 milhões de vítimas e desenvolveu-se em três estágios. Um deles, no hemisfério norte, ocorreu na primavera pouco antes de mais dois acorrentes nas estações do outono e inverno.
Segundo Patrick Berche, chefe do serviço de Microbiologia do Hospital Necker Enfants Malades, em Paris,"As pandemias que conhecemos evoluíram em ondas. A pandemia de 1918 registrou uma onda em março-abril, exatamente no mesmo período (que o episódio atual) em que foi pouco mortal; a onda de outubro-novembro, que retornou pelo hemisfério Sul foi muito letal."
Durante um período de 12 meses naquele ano devastador a gripe se propagou simultaneamente em ondas distintas pela Europa, Ásia e América do Norte.
Em março de 1918, aquela gripe matou milhares nos EUA. A origem geográfica do vírus não chegou a ser estabelecida, segundo afirmam Jeffery, do Instituto de Patologia das Forças Armadas americanas), e David Morens, do Instituto Nacional de Saúde, à revista "Doenças Infecciosas Emergentes", um encarte do CDC (Centros de Controle de Doenças dos Estados Unidos).
Na primeira fase da gripe, "os índices de pessoas doentes eram elevados, mas as taxas de mortalidade, na maioria dos lugares, não superavam os níveis normais", afirmam.

Já na segunda, de Setembro a Novembro daquele ano, simultaneamente nos hemisférios Norte e Sul, a taxa de mortandade foi elevada significativamente.
A terceira viria no começo de 1919, que é inverno no Hemisfério Norte, quando, hipotéticamente "o vírus sofreu uma mutação profunda e quase simultânea no mundo inteiro, nos curtos períodos entre as ondas sucessivas, suspeitam os especialistas.
É possível também que uma reação imunológica forte demais, causadora de uma destruição maciça das células do doente, poderia explicar a gravidade da gripe espanhola, segundo outros trabalhos de Jeffery.
O vírus que causou a gripe espanhola foi um H1N1, só que diferente do vírus da gripe suína.
Os vírus gripais estão em evolução constante. Praticamente fenômenos como esses são esperados de tempos em tempos. Não morra e espere alcançar novas gripes "esquisitas".
Fonte : Ocioso

0 comentários: