sábado, 24 de outubro de 2009

Obama quer que EUA liderem produção de energias alternativas

O presidente dos EUA, Barack Obama, defendeu nesta sexta-feira (23/10/09) um projeto de lei sobre a mudança climática, e afirmou que o país que ganhar a corrida pelas fontes alternativas de energia se transformará no líder da economia global. "O mundo compete na busca de novas fontes de energia e a nação que ganhar a concorrência será a líder mundial e quero que os Estados Unidos sejam essa nação, assim simples", afirmou Obama durante a visita de quatro horas a Boston.

A defesa acalorada foi feita em um discurso no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), horas antes de participar de um evento de arrecadação de fundos para a reeleição do governador democrata Deval Patrick. Os EUA enfrentam numerosos desafios que requerem "o mesmo espírito de inovação que foi decisivo em nossa trajetória e o mesmo se aplica especialmente com relação à energia", disse o líder, destacando que o incentivo à inovação e às descobertas está no DNA do país.

Ele reconheceu que existem opiniões divergentes dentro e fora do Congresso sobre como estimular a exportação de tecnologias de energia limpa, a criação de milhões de empregos e medidas para evitar as piores consequências da mudança climática. Não há dúvidas, destacou o presidente, sobre a necessidade de responder à crescente escassez no abastecimento de energia e ao aumento da demanda que põem em perigo o planeta.

Fonte: Portal Terra

0 comentários: