quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

China fechará siderúrgica que ultrapassar limites de poluição

PEQUIM - O governo chinês anunciou nesta quarta-feira, 9, a criação de uma lei que permitirá o fechamento de siderúrgicas que ultrapassarem os limites de poluição, informou o Ministério de Indústria e Tecnologias da Informação do país em seu site.
Veja também:
linkRascunho de acordo da cúpula privilegia ricos
linkFundo do clima tem de incluir Brasil, diz ONU
especialGlossário sobre o aquecimento global
especialO mundo mais quente: mudanças geográficas devido ao aquecimento
especialEntenda as negociações do novo acordo
especialRumo à economia de baixo carbono

Segundo a nota publicada na página oficial do ministério na internet, a quantidade de água contaminada está limitada a dois metros cúbicos por tonelada produzida, enquanto as emissões de dióxido de carbono não podem ultrapassar os 1,8kg por tonelada.

"Os fabricantes de aço deverão abandonar a atividade se não cumprirem os requisitos", diz o texto, que se refere tanto às explorações já existentes como às novas fábricas que forem construídas.
As autoridades não deverão conceder permissões operacionais nem vender terras para as instalações excessivamente poluentes, e impedirão também os bancos de oferecer financiamentos a projetos "não sustentáveis".
A China, maior produtor mundial de aço e também o maio emissor de gases poluentes do planeta, anunciou a lei na mesma semana em que acontece a cúpula do clima em Copenhague.

0 comentários: