segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

O que é intolerância ao glúten.

Alergia, intolerância e doença celíaca são muitas vezes confundidas porque tem alguns sintomas semelhantes, mas na verdade são muito diferentes.
A doença celíaca é uma intolerância permanente ao glúten que acomete indivíduos com predisposição genética.
Geralmente se manifesta na infância, entre o primeiro e o terceiro ano de vida.
O glúten é uma proteína presente em diversos cereais como o trigo e seus derivados como a farinha de trigo, centeio, cevada, aveia, trigo sarraceno ou triticale (trigo-centeio híbrido) e todos os derivados desses cereais.
A prolamina é uma substância presente no glúten, responsável pela reação no organismo que causa má absorção intestinal e ela se difere de acordo com o tipo de cereal: gliadina do trigo, secalina no centeio, hordeína na cevada e avenina na aveia.
Ao entrar nas células intestinais, ela se liga a um receptor e com isso os linfócitos (nossa defesa) liberam substâncias que danificam essas células.
A intolerância ao glúten, também chamada de doença celíaca, depende de fatores genéticos e imunológicos cujos sintomas podem variar entre: diarréia crônica, vômitos, irritabilidade, falta de apetite, déficit de crescimento em crianças, distensão abdominal e atrofia da musculatura glútea.
O diagnóstico da doença pode ser feito através provas para saber a função de digestão e absorção intestinal e por exames através da função imunológica como anticorpo antigliadina e antitransglutaminase.
Para o tratamento, deve haver mudança no hábito alimentar, retirando para sempre alimentos que contém glúten da alimentação.
Os alimentos permitidos são : arroz, legumes, verduras, frutas, ovos, leite, carnes e leguminosas.
Os cereais permitidos são milho, amido de milho, fubá, farinha de arroz, fécula de batata, farinha de mandioca e polvilho.
Os produtos industrializados isentos de glúten podem ser consumidos e são identificados através do rótulo das embalagens.
Receitas especiais para celíacos.
leia também a reportagem: Intolerância ao glúten afeta 1 milhão de brasileiros.

0 comentários: