domingo, 24 de janeiro de 2010

Avatar e o Meio Ambiente

No futuro, o verde da Terra acabou, o planeta encontra-se totalmente imerso na poluição sob a sombra de imensos edifícios e arranha céus. Seres humanos gananciosos aproveitam de suas tecnologias para extrair riquezas de um planeta alienígena, Pandora, habitado por formas de vida maravilhosas e por uma cinvilização de seres humanoides consciente da preservação ambiental, os Na’vi.

Estas cenas pertencem a filme Avatar escrito pelo diretor e roteirista canadense James Cameron e estreado no Brasil. O filme revela um interesse pessoal do diretor: a consciência ecológica e a preservação do meio ambiente. O diretor teve como principal propósito mostrar as consequências da devastação e exploração ambiental no planeta em favor do progresso econômico e tecnológico. No entanto, os seres humanos ao tentarem explorar Pandora acabam entrando em confronto ético e cultural com a cinvilização dos Na’vi que apresentam preocupação quanto a preservação de seu planeta e se contrapõem a exploração humana.

Aqui vai uma breve sinópse do filme:

Jake Sully um ex-fuzileiro naval que se tornou paraplégico durante uma guerra na Terra é o único que tem um DNA compatível para controlar a réplica artificial – conhecida como Avatar – da raça extraterrestre da cinvilização Na’vi. Por ser única na terra este ex-combatente é escolhido para uma missão sem igual no planeta Pandora. Entretanto, diante do novo mundo a sua frente e da cultura e costumes dos Na’vi, Jake se vê entre ajudar os humanos ou lutar ao lado dos extraterrestres para proteger o planeta contra a exploração e ganância humana. Sob as cenas encantadoras do planeta alienígena ocorre o desenrolar da história.

0 comentários: