quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Dietas Da Moda Funcionam?


Emagrecer ou manter o peso não é fácil, mas qual será a dieta ideal?

Dieta com Baixo Carboidrato/ Proteínas

Esta dieta é baseada na teoria que o corpo libera insulina quando você consome carboidratos e isto facilita a transformação deles em gorduras. Assim, esta dieta aumenta o consumo de proteínas para evitar isto. A mais famosa é a do Dr. Atkins, com praticamente nenhum consumo de carboidrato no início, e muitos alimentos ricos em proteínas e gorduras, e depois pouca quantidade de frutas e hortaliças ao longo da dieta. Depois surgiram outras menos drásticas, com uma redução menor de carboidratos. Realmente esta dieta emagrece rápido pois a perda de água é maior quando se retira o carboidrato da dieta. Além disso, este sistema leva a queima mais rápida de gorduras, pois o corpo se utiliza delas para gerar energia. Mas, da mesma maneira, ao retornar a dieta convencional com carboidratos, você normalmente recupera o que foi perdido, e engorda. Além disso, ela pode prejudicar os rins. Outro problema é que alimentos ricos em proteínas também podem esconder altos teores de gorduras, principalmente as saturadas e colesterol. E como os carboidratos também incluem frutas e hortaliças, e você não as consome, acaba ficando com uma alimentação deficiente em vitaminas, fibras e minerais. Assim, o ideal seria um meio termo, onde as frutas e hortaliças fossem incluídas, além de carboidratos complexos como grãos e cereais e alimentos refinados ricos em açúcares ou muita farinha de trigo, por exemplo, fossem excluídos. E no caso das carnes, aves e peixes, usar sempre as versões com menos gorduras.

Shakes de Emagrecimento

Aqui, a idéia é que substituindo alimentos líquidos pelas refeições, você consome menos calorias, já que estas bebidas são balanceadas e contém os nutrientes que você precisa, incluindo fibras. Muitos destes shakes também orientam para incluir uma salada ou alimentos leves em pelo menos uma das refeições do dia. O problema é que por ser uma dieta monótona, as pessoas acabam enjoando ou consumindo outros alimentos não tão leves junto com os shakes, prejudicando a dieta. Além disso, sentem falta de visualizar o que estão consumindo, além de não praticarem o ato de mastigar.

Dieta da Sopa

É o mesmo problema da dieta anterior. A monotonia acaba fazendo com que as pessoas desistam ou consumam outros alimentos. Assim, ela pode ser interessante por uns dois dias até como forma de desintoxicar o organismo, já que é rica em alimentos naturalmente diuréticos como o repolho, e ajuda a preparar para uma redução no consumo alimentar. Mas depois, o ideal é seguir uma alimentação balanceada.

Dieta de Redução de Gorduras

Na teoria, a idéia é consumir alimentos ricos em fibras, frutas, hortaliças, cereais e grãos e diminuir o consumo de gorduras. No caso das fontes de proteína, escolher carnes mais magras e laticínios com redução de gorduras. Segundo a Organização Mundial de Saúde, devemos consumir até 30% de calorias provenientes de gorduras, reduzindo também as gorduras saturadas para evitar problemas cardiovasculares e outras doenças. Esta dieta é bem equilibrada, além de ser rica em fibras, que dá a sensação de saciedade e ajuda a manter a fome sob controle. Só não podemos exagerar na quantidade de carboidratos refinados como farinhas, pães e açúcares que em excesso também se transformam em gordura no nosso corpo.

Em resumo, a dieta ideal é aquela onde consumimos alimentos ricos em nutrientes, com menos gorduras e moderadamente. Outro ponto importante é lembrar que sem atividade física é muito difícil atingir este objetivo, pois para emagrecer precisamos consumir menos calorias do que gastamos. E para isto o exercício é um ótimo aliado. Mas saber isto, todos nós sabemos. O problema é conseguir executar. É importante prestar atenção ao que comemos e como comemos. Um lugar calmo, um prato colorido, comer lentamente e mastigando várias vezes, faz parte deste objetivo.

0 comentários: