domingo, 14 de fevereiro de 2010

Mais um passo na descoberta da origem do vírus da SIDA

Plasma seminal pode ser a origem do HIV
Plasma seminal pode ser a origem do HIV
A infecção por via sexual do vírus da imunodeficiência humana (HIV) entre homens que têm relações com outros homens é a que mais tem aumentado em todo o mundo. No entanto, apesar desta maioritária via de transmissão, pouco se sabe sobre o mecanismo por o qual o sémen passa o vírus ao organismo do companheiro.

Investigadores da Universidade da Califórnia tentam minimizar este mistério ao reparar que o plasma seminal é o principal responsável da infecção, mais do que os glóbulos brancos e do que os outros componentes do sémen.

Investigadores da Universidade da Califórnia tentam minimizar este mistério ao reparar que o plasma seminal é o principal responsável da infecção, mais do que os glóbulos brancos e do que os outros componentes do sémen.
Segundo o estudo, publicado na revista Science Translational Medicine, o sémen é uma mescla complexa de espermatozóides, glóbulos brancos e fluidos (plasma seminal) que, no caso de homens com HIV, alberga tanto partículas virais de ARN dentro do plasma como partículas virais de DNA dentro das células. Para ver de que forma, o ARN ou o DNA, se transmitia mais facilmente o vírus, algo desconhecido até então. Os cientistas analisaram seis casais de homens em que um dos seus membros, seropositivo, tinha passado a infecção ao seu companheiro.
Árvore genealógica do HIV

“Ao examinar as sequências genética do HIV em mostras de sémen e de sangue de seis casais, reparamos que as partículas virais de ARN do vírus encontradas no homem recem infectado estavam relacionadas com as partículas no homem que era seropositivo. Ou seja, os fragmentos de HIV que flutuam no plasma são a principal fonte de infecção”
, explicou ao El Mundo Davey Smith, professor de medicina da universidade norte-americana e coordenador do estudo. “Não obstante, as células também tem capacidade para infectar”, conclui.

Foram estudadas sequências genéticas de HIV
Foram estudadas sequências genéticas de HIV
A equipa usou análises filogenéticas para examinar as características do vírus em cada membro seropositivo do casal e compararam com a dos homens receptores. Ao construir uma espécie de árvore genealógica dos vírus, os cientistas repararam que o HIV se origina a partir de ARN no plasma seminal. “Esta descoberta poderia ajudar a estabelecer novas estratégias e métodos de prevenção mais eficazes e a desenvolver microbicidas e fármacos que dirijam a mais concretamente ao plasma seminal”, realçou Smith.

Apesar da descoberta, os investigadores alertam que é necessário realizar mais investigações para confirmar a origem do HIV. O estudo centrou-se nas relações sexuais entre homens e “não se pode afirmar que ocorra o mesmo nas mulheres, ainda que a maioria destas se infecte por exposição ao sémen masculino, é lógico crer que a via é a mesma e que o ARN do plasma seminal é o culpado”, disse o professor.

1 comentários:

Diêgo Lôbo disse...

Olá, Marcos, tudo bem?
Seu banner já foi posto lá no E esse tal Meio Ambiente?
Desculpe a demora...
Conseguiu pôr o meu aqui?
Sempre dá problemas.

Abraços