sábado, 6 de fevereiro de 2010

Mudança climática deixa Plutão mais vermelho


Fotos foram feitas pelo telescópio espacial Hubble
A Nasa (agência espacial americana) anunciou nesta quinta-feira (4) um estudo que revela detalhes das mudanças que aconteceram em Plutão nos últimos anos. Imagens do telescópio espacial Hubble constataram que o planeta está mais avermelhado, com mais brilho em seu Hemisfério Norte e com o Hemisfério Sul mais escuro.

As alterações se devem às mudanças climáticas, principalmente ao derretimento do gelo no polo ensolarado e recongelamento no polo oposto ao que recebe a luz solar. O planeta está cada vez mais distante do Sol.

Essas informações serão usadas para estudar as estações em Plutão, que são têm períodos irregulares, bem diferentes da Terra porque sua órbita é elíptica.
Entre 1988 e 2002, a massa atmosférica de Plutão dobrou de tamanho.
Por meio de um comunicado, Marc Buie, do Instituto de Pesquisa do Sudoeste, no Colorado, Estados Unidos, disse que novos estudos serão feitos a partir dos resultados recentes.

- As observações do Hubble são importantes para vincular essas mudanças a outras que ocorreram em Plutão, mostrando como suas características fazem sentido, abrindo novas perspectivas de investigação.

0 comentários: