quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Revelada estrutura da enzima responsável pelo vírus da SIDA

Integrase é a proteína do HIV descodificada
Integrase é a proteína do HIV descodificada
Pela primeira vez em 20 anos foi desvendada uma peça chave do puzzle do HIV.

Custou décadas e muitos fracassos, mas uma equipa de investigadores do Imperial College de Londres e da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, conseguiu finalmente encaixar uma peça necessária para decifrar a complexidade do vírus da imunodeficiência humana.
Os cientistas desenvolveram um cristal que revela a estrutura da integrase, a proteína que se encontra no interior do vírus e que infecta o organismo, como a utilizada para copiar e passar a informação genética para as células.

O papel desta proteína é tão importante que uma das famílias de fármacos já utilizada actualmente actua sobre ela para controlar a infecção.

No entanto, como até agora se desconhecia a estrutura da interna da proteína, também não se sabia exactamente como funcionavam os ditos medicamentos

“Desmascarar a integrase ajudará os investigadores a melhorar a terapia actual, a evitar as resistências e acima de tudo desenvolver novos tratamentos”, explicaram os cientistas no trabalho publicado na revista Nature.

Proteína revelada a três dimensões

Para conseguir ver esta proteína em três dimensões, algo que muitos outros investigadores tentaram sem sucesso nos últimos anos, a equipa, dirigida por Peter Cherepanov, desenvolveu um cristal a partir de uma versão da proteína sacada de um antiretroviral denominado Prototype Foamy Virus (PFV) − idêntico ao HIV.
Peter Cherepanov, investigador
Peter Cherepanov, investigador
Foram precisos quatro anos e 40 mil ensaios para dar lugar a sete tipos de cristais. No entanto, apenas um destes tinha qualidade suficiente para ser possível visualizar a estrutura da proteína em três dimensões.
Assim que desenvolvido, o cristal foi submerso em soluções que continuam os fármacos inibidores desta enzima, nomeadamente o Raltegravir e o Elvitegravir. Deste modo, os responsáveis pelo estudo puderam observar pela primeira vez como actuam os medicamentos na inibição da proteína.
Este trabalho mostrou que a estrutura da integrase é diferente do que se acreditava. “Tem sido uma história muito emocionante. Quando começamos o projecto sabíamos que era muito difícil e que muitos tinham tentado o mesmo anteriormente. Porém, começamos pouco a pouco e apesar de fracassarmos muitas vezes, não desistimos. No final o nosso esforço foi recompensado”, conclui Cherepanov.
Fonte: Ciência Hoje

0 comentários: