domingo, 14 de março de 2010

Enzima de crustáceo marinho pode ser utilizada para produção de biocombustível

Sistema digestivo de «Limnoria quadripunctata» é composto por enzimas que degradam a madeira

«Limnoria quadripunctata» analisada por investigadores  britânicos
«Limnoria quadripunctata» analisada por investigadores britânicos
A Limnoria quadripunctata, um pequeno crustáceo marinho que se alimenta de madeira, tem no seu sistema digestivo substâncias que podem ser utilizadas para o fabrico de biocombustíveis.

Ao contrário de outros organismos que se alimentam desse material, como as térmitas, estes não necessitam da ajuda de micróbios intestinais para a digerir.


Os genes do sistema digestivo da Limnoria quadripunctata foram analisados por uma equipa de investigadores das universidades de York e Portsmouth (Reino Unido).

Neste estudo, agora publicado na «PNAS» (Proceedings of the National Academy of Sciences), foram detectadas enzimas que até agora não se tinham encontrado em nenhum outro animal.

São substâncias que atacam a madeira e a transformam em açúcares que fornecem a energia necessária a estes crustáceos. Estas enzimas foram encontradas em certos fungos que também degradam a madeira, bem como nos micróbios do estômago das térmitas.

Os investigadores vão agora tentar utilizar esta substância para produzir de combustíveis líquidos a partir de resíduos de madeira.

Artigo: Molecular insight into lignocellulose digestion by a marine isopod in the absence of gut microbes

0 comentários: