quarta-feira, 24 de março de 2010

Estudo ainda em fase experimental indica que algina reduz absorção de gordura

Algas marinhas contêm algina
Algas marinhas contêm algina
Uma equipa de cientistas liderada por Iain Brownlee e Jeff Pearson, da Universidade de Newcastle (Reino Unido), descobriu que a algina, fibra extraída de algas marinhas, impede o corpo de absorver gordura com mais eficiência do que os tratamentos anti-obesidade utilizados com mais frequência.

Os investigadores esperam utilizar esta fibra em vários produtos no sentido de trazer benefícios para a saúde. A ideia é introduzi-la em alimentos de consumo diário, como pão, bolachas ou iogurtes.
No laboratório, os cientistas utilizaram um intestino artificial para as experiências. Testaram a eficácia de mais de 60 fibras naturais, medindo a quantidade de gordura absorvida.

O próximo passo será recrutar voluntários para estudarem se os resultados do laboratório podem ser reproduzidos em pessoas e se esse tipo de comida pode ser aceitável como parte da dieta comum. Os investigadores já experimentaram adicionar este ingrediente ao pão e os resultados foram animadores.

Esta investigação faz parte de um projecto de três anos do Conselho de Investigação de Ciências Biológicas e Biotecnológicas do Reino Unido. O projecto vai de encontro aos novos regulamentos da Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar, que determinam que as informações contidas nos rótulos dos produtos devem ser comprovadas cientificamente.

0 comentários: