segunda-feira, 19 de abril de 2010

Nutrientes para reduzir a barriga inchada

Kiwi é  fonte de fibra e tem poder antioxidante
Kiwi é fonte de fibra e tem poder antioxidante
Stresse, alimentação desregulada e falta de exercício físico são principais causas de mal-estar
O funcionamento dos intestinos varia de pessoa para pessoa, mas são as mulheres que mais sofrem com a sensação de barriga inchada, dores e mal-estar intestinal. Na maior parte das vezes, a prisão de ventre está associada a um desequilíbrio alimentar. A Associação Portuguesa de Nutricionistas recomenda a evitar laxantes e a substitui-los por frutas que têm essa capacidade natural, como a ameixa e o kiwi.
Inúmeros estudos reforçam as vantagens destes alimentos, aliados naturais e eficientes para o organismo. O segredo está na combinação de nutrientes (hidratos de carbono, vitaminas, minerais, antioxidantes e, o mais importante, as fibras). A fibra é um nutriente que existe naturalmente em todas frutas, mas a ameixa e o kiwi são os mais eficazes (ambos com 1,9 gramas por 100 gramas).
A prisão de ventre é um desconforto que tem, na maior parte das vezes, a sua génese no stresse, na alimentação desregulada e na falta de exercício físico. A melhor forma de reduzir o mal-estar passa pela combinação adequada de exercício físico e uma dieta rica em alimentos com fibras. Os legumes e a fruta são novamente os aliados naturais e eficazes, por combinarem diversos nutrientes: hidratos de carbono, vitaminas, minerais, antioxidantes e, o mais importante, as fibras.
Mas para que estes alimentos possam desempenhar o seu papel, devem consumir-se pelo menos cinco peças de fruta por dia. Em casa, no local de trabalho, num jardim ou a caminho do ginásio, é fácil de transportar e a maior parte da fruta pode ser comida em qualquer local. Existem também os sumos naturais, que facilitam a ingestão e respeitam igualmente as indicações nutricionais.
Este alimento não só é importante em todas as refeições para melhorar o funcionamento dos intestinos, mas, ao mesmo tempo, reforça o sistema imunitário e evita que a ingestão de alimentos calóricos.

Ameixa tem alto poder laxativo
Ameixa tem alto poder laxativo
Dados de estudos


A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda um consumo diário de 25 gramas de fibras. Para isso, dever-se-á consumir 400 gramas de fruta e legumes por dia e cereais integrais. Ainda, um estudo de 2007, publicado na revista Nutrition Research, esclarece que a ingestão regular de ameixa em sumo tem um efeito laxante suave no alívio dos sintomas gastrointestinais.

Ao fim de três semanas, e de dois copos de sumo por dia, o grupo de 54 voluntários (13 homens e 41 mulheres) relatou menos problemas em evacuar durante o período da análise. Uma evidência científica que vem reforçar que o consumo da ameixa (em sumo, ao natural, ou em dose de fruta bebível) actua enquanto estimulante natural dos intestinos.
Outro fruto bem conhecido de quem tem problemas de prisão de ventre é o kiwi. O seu consumo regular, como refere um outro estudo, publicado em 2002, «Journal Clinical Nutrition», Ásia Pacific, reforça que o consumo diário deste fruto também actua enquanto laxante natural, garantindo um trânsito intestinal regular. O bom funcionamento dos intestinos é fundamental para garantir a eliminação dos resíduos produzidos, bem como a absorção eficaz dos nutrientes ingeridos nas refeições e estimula os músculos abdominais.

0 comentários: