terça-feira, 20 de abril de 2010

Planta da tequila pode ajudar a prevenir diabetes e osteoporose

Um grupo de cientistas mexicanos investiga, em ratos, o uso das fructosanas, polissacarídeos abundantes no agave - a planta que, após destilada, produz a tequila -, na prevenção de diabetes e osteoporose, afirmou nesta terça-feira um centro de pesquisas estatal.

"Os resultados sugerem que adotar uma dieta acrescida de fructosanas de agave evitaria a descalsificação e melhoraria significativamente a formação do tecido ósseo", prevenindo a osteoporose, disse Mercedes López, responsável pela pesquisa.

O consumo de fructosanas ajuda a aumentar o hormônio GLP-1 ou incretina, com o qual o corpo acelera a produção de insulina, cuja deficiência causa a diabetes, acrescentou a cientista.

López chefia a equipe que trabalha no departamento de biotecnologia de um centro de pesquisas do Instituto Politécnico Nacional (IPN) em Irapuato, estado de Guanajuato (oeste).

Segundo ela, nos testes feitos com ratos, cuja dieta foi enriquecida com 10% de fructosanas obtidas do agave, foi detectado em semanas aumento de GLP-1 e redução de peso.

Os cientistas esperam fazer uma segunda etapa experimental com roedores para determinar a possibilidade de iniciar um teste em humanos.

López afirmou que a frutose do agave não passa para a tequila porque se perde no processo de fermentação.

0 comentários: