sexta-feira, 14 de maio de 2010

Investigadores desenvolvem vacina contra aterosclerose

Nova técnica preventiva reduz 60 a 70 por cento a hipótese de aparecimento da doença

Mais de  metade dos portugueses apresenta sintomas de aterosclerose
Mais de metade dos portugueses apresenta sintomas de aterosclerose
Investigadores do Karolinska Institute, na Suécia, estão a desenvolver uma vacina capaz de inibir o desenvolvimento de aterosclerose.

O colesterol é transportado no sangue em partículas de LDL que se podem acumular nas paredes dos vasos sanguíneos. Como consequência, o LDL activa as células do sistema imunitário, os linfocitos T, causando a inflamação que conduz à aterosclerose. Quando a placa arteriosclerótica rompe, forma-se um coágulo que pode causar um enfarte agudo do miocárdio ou um acidente vascular cerebral.



Neste estudo, publicado no Journal of Experimental Medicine, os investigadores produziram uma vacina contra os receptores dos linfócitos T que estão envolvidos no reconhecimento das partículas de LDL. Desta forma, os investigadores conseguiram bloquear a resposta imune e reduzir o aparecimento da doença de 60 a 70 por cento.

Após testes bem sucedidos em animais, os investigadores esperam que possa ser desenvolvido um tratamento para os pacientes com um risco elevado de desenvolver um enfarte agudo do miocárdio ou um AVC.

O estudo revelou ainda que, ao contrário do que se pensava, os linfócitos T não reconhecem o LDL quando este está oxidado. Göran Hansson, líder do estudo, afirma que este novo dado explica a razão pela qual os antioxidantes são ineficazes na prevenção da aterosclerose.

0 comentários: