domingo, 30 de maio de 2010

Novas espécies de rã encontradas no Panamá

Quinze por cento das rãs deste país foram identificadas nos últimos sete anos

Pristimantis adnus e Pristimantis educatoris (Imagens:  Andrew  Crawford)
Pristimantis adnus e Pristimantis educatoris (Imagens: Andrew Crawford)

Cientistas do Instituto Smithsonian de Investigações Tropicais encontraram duas novas espécies de rãs no Panamá: a Pristimantis educatoris, encontrada no Parque Nacional Omar Torrijos, e a Pristimantis adnus, que vive na província de Darién, na fronteira com a Colombia.

Os investigadores, coordenados por Karen Lips, verificaram que um dos anfíbios recolhidos no parque da capital do Panamá era maior do que os espécimes encontrados em outros sítios e, ao compararem as suas formas com as demais, chegaram à conclusão de que "eram, na realidade, uma nova espécie para a ciência", comunicou o Smithsonian.

O nome Pristimantis educatoris foi uma homenagem a Jay Savage, professor de biologia da Universidade de Miami, enquanto a rã Pristimantis adnus deve seu nome às siglas ADN. “Optamos por este último nome para ressaltar as técnicas genéticas das quais nos servimos para identificá-las", sublinhou o cientista Andrew Crawford.

Esta nova descoberta eleva o número de espécies de rãs descritas no Panamá e Costa Rica para 197, sendo que 15 por cento delas foram identificadas nos últimos sete anos.

Fonte: Ciência hoje PT

0 comentários: