sexta-feira, 25 de junho de 2010

Chimpanzés matam para expandir território

Em dez anos de investigação especialistas testemunharam vários assassinatos


Uma investigação de uma década permitiu descobrir as razões pelas quais os chimpanzés matam companheiros da sua espécie. De acordo com o estudo publicado na "Current Biology", estes animais matam com o intuito de expandir o seu território.



Ao longo de dez anos, chimpanzés do Ngogo, no Parque Nacional Kibale (Uganda) foram observados por investigadores americanos que testemunharam e documentaram 18 ataques mortais de chimpanzés.

Segundo John Mitani, principal autor do estudo, foram encontradas provas conclusivas em três assassinatos entre estes primatas. Os ataques ocorreram principalmente quando grupos menores de chimpanzés foram "vigiar" o território das comunidades vizinhas destes animais. Após as mortes, os cientistas observaram que os chimpanzés aumentaram o seu território em 22 por cento. Os animais desfrutam assim de maior acesso aos alimentos e, possivelmente, a mais fêmeas.
"Já que o território recém-adquirido corresponde à zona antes ocupada por muitas das vítimas, sugerimos que existe um elo entre os actos anteriores de agressão inter-grupal letal e a expansão territorial posterior", sublinhou Mitani.

Os chimpanzés são os animais mais próximos dos seres humanos, razão pela qual os investigadores estudam o seu comportamento em busca de pistas sobre a origem e a evolução humana.
As conclusões básicas do estudo podem revelar pistas sobre a cooperação humana, indicaram os investigadores, que destacaram a colaboração e o trabalho em equipa, assim como a redistribuição de recursos extraordinários para os membros do grupo.





0 comentários: