quarta-feira, 23 de junho de 2010

Estudo europeu revela que alto teor de vitamina B6 e metionina reduz risco de câncer do pulmão

Investigadores sublinham que estes nutrientes não suprimem o perigo do tabaco


Consumo de vitamina B6 e metionina não substitui parar de  fumar
Consumo de vitamina B6 e metionina não substitui parar de fumar

Pessoas com altos níveis de vitamina B6 e do aminoácido metionina, mesmo sendo fumadores, correm menos risco de desenvolver cancro do pulmão do que a média da população, revela um estudo realizadona Europa e publicado na revista especializada Journal of the American Medical Association.

Os investigadores responsáveis pelo estudo afirmam que ainda é muito cedo para determinar se o consumo destes nutrientes traz alguma protecção adicional, já que os níveis mais altos de vitamina B e aminoácidos podem resultar simplesmente de um estilo de vida mais saudável.Panagiota Mitrou, do World Cancer Research Fund, considera que estas descobertas são “importantes para entender o processo de câncer do pulmão”. No entanto, alerta para o facto de ser “vital” passar aos fumantes a mensagem “de que aumentar os níveis de vitamina B6 não é, e nunca será, um substituto para parar de fumar”.

Após analisarem um grupo de 400 mil pessoas em dez países europeus ao longo de oito anos, os especialistas concluíram que maiores níveis no sangue da vitamina B6 e do aminoácido metionina, presentes em vários tipos de nozes, peixe e carne vermelha, reduzem para metade o risco de sofrer de câncer do pulmão.
"Foram observados riscos reduzidos em níveis similares e consistentes em fumadores, ex-fumadores e em pessoas que nunca fumaram, o que indica que os resultados não são uma confusão de fatores que possam influenciar a conclusão”, assinala o estudo.
O investigador principal do estudo, Paul Brennan, afirmou que se novas investigações confirmarem estas conclusões, o próximo passo será identificar o nível adequado de concentração de vitamina B6 no sangue para reduzir o risco futuro de câncer.

Fonte: Ciência Hoje Pt

0 comentários: