domingo, 12 de setembro de 2010

Retrato da Biodiversidade

A região alberga espécies ameaçadas como o Lobo Ibérico, por exemplo.
A região alberga espécies ameaçadas como o Lobo Ibérico, por exemplo.
A Universidade Católica do Porto apresenta – no decorrer do Ano Internacional da Biodiversidade – o estudo “Retrato da Biodiversidade na Área Metropolitana do Porto”. A investigação compila os dados mais recentes relativos à biodiversidade da região, revelando que, apesar da elevada densidade populacional, ainda subsistem habitats naturais de grande relevo, que importa preservar e proteger.

Nesta área existem cinco locais (equivalente a 13 por cento da área metropolitana do Porto) de importância comunitária e que integram, por isso, a Rede Natura 2000: Valongo, Barrinha de Esmoriz, Serras da Freita e Arada, Rio Paiva e Serra de Montemuro. A região alberga ainda espécies de fauna e flora raras e/ou em estado de ameaça, como é o caso do lobo ibérico, da lontra e da toupeira-de-água, ou ainda da falsa-mostarda, planta exclusiva da região.

A toupeira-de-água é uma das espécies a proteger
A toupeira-de-água é uma das espécies a proteger
Realizado no âmbito do CRE_PORTO – uma plataforma regional de promoção do desenvolvimento sustentável, reconhecida pela Universidade das Nações Unidas – e com a colaboração de várias entidades regionais, o estudo traça, assim, um ponto de situação sobre os espaços mais importantes, as espécies destacadas e os esforços levados a cabo para proteger a paisagem e a biodiversidade no território metropolitano.

0 comentários: