sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Imagem de molécula dá novas pistas sobre HIV e cancro

Cristalografia de raios-X permitiu determinar estrutura da CXCR



Investigadores norte-americanos criaram uma imagem de uma importante molécula que está ligada ao cancro e à infecção por HIV, que poderá ajudar no tratamento de ambas as doenças.


Segundo um artigo publicado na revista científica Science foi utilizada a técnica de cristalografia de raios-X para determinar a estrutura da molécula CXCR4 e o seu mecanismo de acção.

Esta descoberta poderá abrir portas para o desenvolvimento terapêutico, embora, segundo os autores, seja necessário aprofundar o conhecimento sobre o funcionamento da CXCR4.

Esta molécula faz parte da família de proteínas designada por receptores acoplados à proteína G, responsáveis pela transmissão de sinais do exterior das células para o seu interior. Desta forma, ajudam a controlar quase todos os processos do organismo, inclusivamente o crescimento celular, a secreção hormonal e a activação do sistema imunitário.

No entanto, quando os sinais que activam o receptor não estão devidamente regulados, a CXCR4 pode estimular o crescimento e a metastização dos tumores.

De acordo com os investigadores, a imagem criada poderá permitir “desenhar” novos compostos que regulem a actividade daquela molécula ou bloqueiem a entrada do HIV nas células.

0 comentários: