quinta-feira, 18 de novembro de 2010

ONU lançará satélite para estudar fezes como combustível

A ONU (Organização das Nações Unidas) está finalizando o projeto de enviar seu primeiro satélite ao espaço para estudar se fezes podem ser utilizadas para produção de células de combustível. O satélite, chamado Unescosat, custou cerca de U$ 5 milhões (aproximadamente R$ 8,6 milhões) e será destinado a estudos e pesquisas científicas com contribuição internacional, conta o Fast Company.

O Unescosat irá ao espaço com diversas cargas diferentes, mas uma delas é realmente especial, com a bactéria Shewanella MR-1, que será utilizada para descobrir se as fezes dos astronautas podem ser transformadas em hidrogênio. Segundo explica o site Dvice, a quantidade de hidrogênio que as espaçonaves podem levar é um importante fator limitante para a duração das missões espaciais.

Donald Platt, diretor do Programa de Ciências Espaciais e Sistemas Espaciais do Instituto de Tecnologia da Flórida, explica que as bactérias são capazes de transformar as fezes em hidrogênio, e o estudo pretende avaliar como elas irão se comportar em um ambiente de microgravidade.

Outra carga transportada pelo satélite terá bactérias que servirão de base para o estudo da possibilidade destes microorganismos viverem nas calotas de gelo de Marte, e ajudar nas pesquisas sobre evidências de formas de vida extintas.

O Unescosat deve ser lançado no primeiro semestre de 2011 e tem previsão de ficar em órbita por pelo menos 5 anos.

Fonte: Geek

0 comentários: