quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Quitosana


A quitosana é uma fibra derivada da quitina retirada exoesqueleto de crustáceos como camarão, caranguejo e lagosta. Anunciada como um "imã da gordura", atribui-se à quitosana a capacidade de ligar-se, em média, com 8-10 vezes o seu peso em gorduras.
Desta forma, ela poderia ser usada para emagrecer, já que diminuiria a capacidade do organismo de absorver gordura uma vez que ela se misturaria às gorduras formando um gel que seria excretado nas fezes. Essa ação provocaria emagrecimento e diminuição dos níveis de colesterol.

Porém, embora a capacidade da quitosana de ligar-se às gorduras tenha sido demonstrada por ensaios realizados em laboratório in vitro e em animais, alguns especialistas acreditam que a quantidade contida nas cápsulas seja pequena para ter um efeito importante sobre os níveis de colesterol.

Também é importante lembrar que a eficácia da quitosana no emagrecimento ainda não foi sustentada por estudos clínicos rigorosos em humanos. A "British Advertising Standards Authority", entidade britânica que regula os anúncios comerciais, concluiu que não havia sido comprovada que a quitosana teria capacidade de impedir a absorção de gordura suficiente para afetar o balanço energético em humanos. Por isso, a autoridade pediu aos anunciantes tornar claro no futuro que não foi comprovado que o produto ajuda a emagrecer ou prevenir ganho de peso.

0 comentários: