segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Sistemas biométricos de identificação criminal

INESC Porto lança competição sobre técnicas de análise da geometria da mão

Cada indivíduo tem características únicas
Cada indivíduo tem características únicas
Investigadores do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto (INESC Porto) desafiam estudantes em engenharia e ciências forenses de todo o mundo a criar um software para extração de pontos característicos da geometria da mão capaz de garantir confiabilidade, mesmo quando a recolha de informação não é feita em condições ideais. A biometria, que parte das características físicas únicas de cada indivíduo para identificar pessoas, é atualmente aplicada tanto a nível criminal, como a nível industrial (controlo de acessos, relógio de ponto).

Os sistemas de identificação biométrica com base na geometria da mão estão entre os preferidos pela indústria por garantirem fiabilidade, mas por serem mais econômicos e menos invasivos do que as outras alternativas (rosto, íris e retina). As candidaturas para a «Hand Geometric Points Detection Competition» podem ser feitas até ao dia 4 de Fevereiro de 2011. A iniciativa está inserida na conferência ICIAR 2011 – «International Conference on Image Analysis and Recognition».
Com uma missão semelhante à do concurso lançado no ano passado,Fingerprint Singular Points Detection Competition , agora o desafio centra-se na detecção espacial de nove pontos característicos da mão (as cinco extremidades dos dedos e os quatro vales entre eles).

Verifica-se que as actuais tecnologias de identificação da geometria da mão apresentam inúmeras restrições no que respeita à extracção de dados e comodidade de aquisição. Durante a extracção, por exemplo, a mão deve apresentar sempre uma determinada posição e a orientação/configuração dos dedos é geralmente imposta.

Na maioria das vezes recorre-se a posicionadores para obrigar o utilizador a colocar a mão na posição determinada. No entanto, para além de desconfortáveis, estes fixadores causam deformações na mão que corrompem a extracção de características. Por isso mesmo, nas situações em que as imagens recolhidas não são as ideais, os actuais algoritmos de identificação falham.

A mão nos posicionadores.
A mão dores nos posicionadores.

A premissa base dos sistemas biométricos é que cada indivíduo tem características físicas e de comportamento únicas, que o distinguem dos restantes. Aplicados tanto na identificação criminal como na indústria (controlo de acessos, relógios de ponto), estes sistemas podem basear-se, para além da geometria da palma da mão, na íris, no rosto e nas impressões digitais.

O desafio que a «Hand Geometric Points Detection Competition» coloca aos participantes consiste no desenvolvimento de um algoritmo optimizado para maximizar o rigor da detecção de nove pontos característicos da mão, capaz de mostrar um bom desempenho para universos maiores e também de eliminar as restrições impostas durante a aquisição. Ou seja, os algoritmos devem ser fiáveis independentemente do posicionamento/orientação da mão e da configuração dos dedos. Posteriormente, todos os algoritmos serão testados num conjunto de teste englobando todas estas características e vencerá o que possuir o maior índice de eficácia.

Os autores dos cinco melhores algoritmos serão convidados a publicar um ‘paper’ na conferência ICIAR 2011, que decorrerá no Canadá. Organizada por investigadores do INESC Porto, esta competição conta ainda com o apoio da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e do Instituto de Engenharia Biométrica.

0 comentários: