segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

À prova de seca

Pesquisadores brasileiros identificaram no café um gene que torna a planta resistente à falta d’água. No Estúdio CH desta semana, o geneticista Marcio Alves Ferreira, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, fala sobre essa descoberta e suas aplicações.

Em entrevista a Fred Furtado, Ferreira, um dos coordenadores da pesquisa, explica que a descoberta do gene é resultado de uma colaboração científica entre Brasil e Argentina. Essa parceria permitiu a mineração do banco de dados genéticos oriundo do sequenciamento do genoma do café por meio de programas de computador.

O pesquisador conta que uma das alterações provocadas pelo gene pode ser a mudança da morfologia do sistema radicular (da raiz) da planta, o que auxiliaria na absorção da pouca água disponível em condições de seca. Segundo ele, a ideia é, no futuro, transferir essa característica de resistência para outras espécies vegetais, especialmente aquelas importantes para a agricultura brasileira.

O geneticista fala ainda sobre a eficiência desse processo de transferência em laboratório, os riscos da experiência e as patentes geradas pela pesquisa.

Clique abaixo para ouvir a entrevista completa.

Foto: Ana Labate/ Sxc.hu

Tamanho: 4.8 MB
Tipo de arquivo: MPEG-1 Audio Layer 3 (audio/mpeg)
Bit rate: 64 Kbps
Frequência 44 Khz
Duração da faixa: 10:31 (mm:ss)

0 comentários: