terça-feira, 27 de outubro de 2009

Mudanças de hábitos podem reduzir até 20%, por ano, as emissões de gases

Mudar os hábitos em casa para diminuir a poluição no planeta. Será que dá resultado? Segundo um estudo publicado na revista da Academia de Ciência, nos Estados Unidos, as ações individuais são muito mais eficazes do que se imaginava.
Pesquisadores descobriram que se fossem adotadas em larga escala, poderiam reduzir em até 20%, por ano, as emissões de gases.
O estudo propõe 17 medidas. A maioria a gente já sabe. O desafio é colocar em prática em casa e também no carro, com custo quase zero.
Entre as ações estão ajuste de equipamento de ar condicionado e calefação, uso de geladeiras com certificação (que consomem menos), dar preferência a secar roupas ao ar livre em vez de usar máquinas de secar, optar por televisores de LCD no lugar de aparelhos de plasma, evitar deixar aparelhos em modo stand by.
No carro, o estudo sugere trocas regulares de óleo e manutenção da pressão dos pneus, além de ações ao volante, como moderação na velocidade e redução de manobras bruscas, como freadas desnecessárias, que aumentam o consumo de combustível. Atitudes como oferecer carona também são encorajadas.

0 comentários: