quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Água-viva misteriosa foi causada por reflexo da aurora boreal em satélite?

Mikalsen capturou este fenômeno estranho que ele descreveu como um 'pára-quedas' ao tirar fotos da Aurora Boreal em Andenes, Noruega

Um objeto estranho em forma de água-viva avistado no céu sobre a Noruega, pode ter sido causado pela luz da aurora boreal sendo refletida em um satélite espacial, dizem especialistas.

Se comprovado, será o primeiro caso conhecido de um satélite refletindo as luzes do norte. O fenômeno misterioso foi fotografado na semana passada pelo fotógrafo amador Per-Arne Milkalsen sobre Andenesm, Noruega.

O fotógrafo ficou fascinado com as auroras boreais depois de trabalhar em um local de lançamento de foguetes no extremo norte do Noruega por 25 anos. As luzes do norte são frequentemente visíveis aqui porque é bem perto do Pólo Norte.


Mikalsen disse que esta entusiasmado para descobrir o que causou o fenômeno no canto superior direito na sua foto

As Auroras são causadas pela interação do vento solar com o campo magnético da Terra e por isso são particularmente visíveis nos pólos magnéticos onde as forças são mais fortes.

Mikalsen disse ao Mail Online: "Eu nunca vi um objeto como este antes, e estou ansioso para encontrar uma explicação para o fenômeno."No inicio o fotógrafo acreditou que o estranho efeito ótico era um ponto na lente da sua câmera.

Mas depois que ele publicou suas fotografias no site Spaceweather.com sua caixa de e-mails ficou abarrotada, com especialistas de todo o mundo interessados.

O cientista Truls Lynn Hansen do Observatório Geofísico de Tromsø disse duvidar que o objeto na foto, tirada em 20 de janeiro, apareceu devido a uma simples falha de câmera.

Ele disse ao Mail Online: "O fenômeno" tem a mesma cor esverdeada da aurora boreal. Isso significa que as Luzes do Norte são a fonte de luz que produziu o estranho fenômeno. "No entanto, Hansen disse que era improvável que as Luzes do Norte poderiam criar o efeito óptico por conta própria.

Em vez disso, Aurora pode ter encontrado uma fonte externa, como um satélite ou um avião. Deste modo, agiria como um "brilho de Iridium". A cintilação é criada pela luz solar refletida nos satélites de Iridium.


Satélites de irídio têm três antenas principais. Quando em um certo ângulo, a reflexão do Sol em uma antena produz uma pequena mancha na superfície da Terra com 10 quilômetros de diâmetro. Alguém dentro desta área pode observar na Terra o brilho de irídio ou flashes no céu


Elas aparecem como flashes luminosos brancos no céu. Um problema com a teoria de Hansen é que a intensidade da luz da aurora boreal é 100.000 vezes mais fraca do que a luz solar. Mas Hansen disse que isso não exclui a hipótese de reflexão por satélite.

"A intensidade de uma aurora não está longe da intensidade da luz da lua", disse ele. "E a água-viva (fenômeno) também é bastante fraca. Aparentemente, muitos niveis de magnitude abaixo, em comparação com a cintilação de Iridium solares.

"Pal Brekke, conselheiro no Centro Espacial Norueguês, disse ao Mail Online:" Um reflexo da rua seria a explicação mais simples. "Mas porque é verde?

Deve-se pensar que seria branco ou amarelo se fosse um reflexo da rua. "Então, por enquanto, ainda não estou totalmente convencido de que era um satélite - não se pode descartar isso."
Tradução: Carlos de Castro

0 comentários: