sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Fitoterapia: propriedades terapêuticas do gengibre

http://static.hsw.com.br/gif/traditional-chinese-medicine-internal-organ-syndromes-5.jpg
Pesquisas científicas comprovam que o gengibre possui propriedades antiinflamatórias, sendo considerado uma ótima solução para dores. As propriedades terapêuticas do gengibre são resultado da ação de várias substâncias (citral, borneol, zingerona, entre outras).
Desde a antigüidade o gengibre é um dos métodos mais populares de combater dores, por ser um ingrediente barato e saudável. Popularmente, o chá de gengibre, feito com pedaços do rizoma fresco fervido em água, é usado no tratamento contra gripes, tosse, resfriado e até ressaca.
Estudos comprovam que o gengibre é um excelente remédio para enjôo ou náuseas, e diferentemente das drogas, não provoca efeitos colaterais, nem sonolência, pois o gengibre não atua através do sistema nervoso. Recentemente, a Organização Mundial de Saúde reconheceu a ação terapêutica dessa planta sobre o sistema digestivo, tornando-a oficialmente indicada para evitar enjôo e náuseas.
No Japão, massagens com óleo de gengibre são tratamentos tradicionais e famosos para problemas de coluna e articulações. Banhos e compressas quentes de gengibre são indicados para aliviar os sintomas de gota, artrite, dores de cabeça e na coluna, além de diminuir a congestão nasal e cólicas menstruais.
Acrescentar um pouco de gengibre para bloquear os gases produzidos por alguns alimentos como a ervilha, realmente são benéficos. Pesquisadores indianos estudando propriedades terapêuticas do gengibre comprovaram sua eficácia como antiflatulente.
De acordo com a fitoterapia chinesa, a raiz do gengibre apresenta as propriedades acre e quente. O gengibre é usado para aquecer o baço e o estômago expelindo o frio, bem como para aquecer os pulmões a fim de expelir secreções. A raiz também é usada contra a perda de apetite, membros frios, diarréia, vômitos e dor abdominal.
Devido a grande quantia de propriedades terapêuticas que possui, o gengibre é denominado por pesquisadores como “medicamento universal”.
Redação Bem de Saúde

NOME CIENTÍFICO - Zingiber officinale Roscoe
FAMÍLIA - Zingiberaceae
EXIGÊNCIA CLIMÁTICA - Quente (26º a 28º)
FORMA DE PROPAGAÇÃO - Rizoma

Gengibre

ORIGEM

A utilização de gengibre na culinária tem suas origens nas mais antigas civilizações. Os chineses já o usavam no Século VI a.C., e os comerciantes árabes, antes do primeiro Século d.C..

O gengibre chegou a Europa vindo do Oriente Médio com as Cruzadas e já era um ingrediente presente em quase todas as receitas de um livro de culinária da corte real inglesa datado de 1390. Os colonizadores espanhóis trouxeram o gengibre para o Novo Mundo no Século XVI.

RICA EM...

Vitamina A, B, B2, B5, C, potássio, sódio.

PROPRIEDADES MEDICINAIS

Carminativo, estimulante, laxante e andispético.

Utilizado para combater náuseas e vômitos relacionados ao enjôo em viagens.

Gengibre cristalizado e as bebidas não-alcoólicas à base de gengibre aliviam enjôos típicos da gravidez, a náusea decorrente de intoxicação alimentar, de gastroenterite ou da quimioterapia contra o câncer.

Vinho

Pode aliviar as cólica menstruais.

CONTRA-INDICAÇÃO

O gengibre cru ou cristalizado pode provocar irritações na mucosa da boca e em outras membranas mucosas.

0 comentários: