sábado, 6 de fevereiro de 2010

Genoma de cachorro, pesquisa


A seqüência do genoma dos cachorros está a ponto de começar a ser decifrada, num momento em que os mapas do genoma da abelha e do macaco já estão na fase final, anunciou o Instituto de Pesquisa sobre o Genoma Humano americano (NHGRI, sigla em inglês).

O instituto decidiu trabalhar na seqüência do genoma do cachorro boxer, depois de realizar estudos em 120 cachorros de 60 raças para localizar o espécimen que tem a menor variação genética.

O genoma do cachorro boxer, segundo os investigadores, seria 99% igual ao DNA de qualquer outro cachorro doméstico.

Uma vez decifrado o genoma do boxer, os cientistas analisarão os traços do DNA de entre 10 e 20 raças de cão para descobrir as variações genéticas entre os cachorros.

A decifração do genoma do cachorro custará 50 milhões de dólares e levará pelo menos 12 meses, no Centro Whitehead/MIT para a pesquisa genética em Cambridge, estado de Massachusetts. Esse genoma é similar em tamanho ao do homem, com cerca de 2,8 bilhões de combinações.

O diretor do NHGRI, Francis Collins, explicou que "a comparação do genoma humano com o de outros organismos permite identificar as áreas similares e as diferentes" e, assim, entender melhor o funcionamento dos genes humanos.

As experiências com cachorros já permitiram aperfeiçoar as técnicas de transplante de medula óssea e salvar milhares de doentes de câncer, recordou o NHGRI.

"Quando pudermos comparar o genoma do cachorro com o do homem, o cachorro será o melhor amigo do homem em mais sentidos do que podemos imaginar hoje", acrescentou Collins.

A encarregada do projeto no Centro Whitehead/MIT, Kerstin Lindblad-Toh, afirma que a seqüência do genoma do cachorro "será uma base de recursos fantástica que permitirá a descoberta de vários genes de doenças" tanto para os homens quanto para seus animais de estimação.

Uma grande quantidade de cachorros de raça, devido à reprodução seletiva realizada por criadores, sofre de doenças genéticas como o câncer, insuficiências cardíacas, surdez ou cegueira, assim como deficiências imunológicas que são difíceis de estudar no homem. O cachorro é, além disso, muito utilizado pelos laboratórios farmacêuticos para teste de medicamentos.

O instituto de pesquisa está na etapa final de um primeiro trabalho de decifração do genoma do chimpanzé. O resultado poderia estar disponível em junho. Também termina uma primeira versão do genoma da abelha, prevista para julho.

Graças ao genoma do chimpanzé, os investigadores esperam descobrir por que essa espécie, cuja seqüência genética é cerca de 98,8% idêntica à do homem, não tem doenças que afetam os humanos, como a AIDS e a malária.

O genoma da abelha tem particular interesse para a agricultura, por seu papel na polinização das colheitas, e para os cientistas, que estudam seu modelo de organização social.

0 comentários: