sábado, 24 de abril de 2010

Ocratoxina A

Micotoxinas são metabólitos de fungos com propriedades tóxicas que induzem vários efeitos tóxicos e cancerígenos quando alimento contaminado com estes componentes é ingerido. A ocorrência de micotoxinas em agricultura depende das condições sob as quais uma safra em particular cresceu, foi colhida ou armazenada. As micotoxinas são estáveis na maioria das condições de processamento de alimento e desta forma, persiste até o produto final. Sendo assim, é impossível eliminá-las do alimento contaminado.

A União Européia (UE) regulamentou os limites máximos permitidos para algumas micotoxinas como, Ocratoxina A (OTA), Aflatoxina B1 (AFB1), Aflatoxinas totais e Aflatoxina M1 (AFM1), em diferentes alimentos e tipos de sementes. Desta forma, produtos contaminados com altos níveis de micotoxinas não podem ser utilizados na produção e seus produtos não podem ser consumidos.

A ocratoxina é um metabólito de fungo produzido por várias espécies de Aspergillus ochraceus, Penicillium viridicatum e outras espécies de Penicillium. A Ocratoxina-A é a mais tóxica entre as ocratoxinas e são produzidas em alta escala. A Ocratoxina-A causa necrose do eptélio tubular renal e células periportais acompanhado de enterite. A Ocratoxina tem sido detectada em diversos produtos vegetais, como os cereais, o café verde em grão, o cacau, especiarias, frutos secos, amendoim em todo o mundo. Foi detectada em produtos à base de cereais, café, vinho, cerveja e sumo de uva, mas também em produtos de origem animal, como nos rins de porco. Recentemente, foi legalmente estabelecido na Europa os Limites Máximos (MLs) para Ocratoxina-A. dependendo do produto, os MLs variam de 3 a 10 µg/kg (ppb). No kit Ocratoxina-A EIA da Euro-Diagnostica é utilizado um antisoro que possui 100% de reatividade cruzada com ocratoxina-A e 9.3% com ocratoxina-B.O limite de detecção para Ocratoxina-A é de 0.5 µg/kg (ppb).

Os compostos podem ser classificados em três categorias, ocratoxinas A., B e C. A Ocratoxina A é a mais tóxica, e tem demonstrado ser uma potente nefrotoxina em muitas espécies animais. Em muitos animais, esta toxina dificulta a coagulação do sangue e diminui a defesa do organismo contra infecções. Pode ocorrer em diversos produtos como : milho, trigo, café etc.

Podem contaminas grãos e outros alimentos. A fórmula da ocratoxina A é C20H18CINO6. A tolerância permitida é de 50 ppb (em milho e rações).

Toxina do pão pode causar cancro

0 comentários: