quinta-feira, 20 de maio de 2010

Espécies desconhecidas da ciência registadas na Nova Guiné

Expedição organizada pela National Geographic Society revela biodiversidade da Indonésia

Uma rã «Pinóquio», uma nova pomba imperial e o mais  pequeno marsupial do mundo
Uma rã «Pinóquio», uma nova pomba imperial e o mais pequeno marsupial do mundo
Uma expedição científica às montanhas Fojas, na província de Papua, Ilha Nova Guiné, Indonésia, revelou espécies até agora desconhecidas da ciência. Inserido no projecto Rapid Assessment Program (RAP), este estudo é agora divulgado pela Conservação Internacional (CI) e pela National Geographic Society, na semana que se assinala o Dia Internacional da Biodiversidade (próximo sábado, 22 de Maio).

Entre as surpreendentes espécies encontradas estão o marsupial mais pequeno do mundo e uma rã com nariz retráctil. Diversos mamíferos e insectos, bem como um novo pássaro fazem parte da lista de descobertas que está a entusiasmar a comunidade científica.


A expedição, realizada no final de 2008, juntou vários biólogos que tiveram de enfrentar chuvas torrenciais e várias inundações, segundo informa o CI/RAP. Entre as espécies desconhecidas da comunidade científica, encontram-se vários animais curiosos. Um dos que chamou mais a atenção foi o sapo (Litoria sp. nov.) de nariz retráctil (ou nariz de Pinóquio, como os próprios biólogos o apelidaram). Um morcego que se alimenta do néctar das flores, um rato pequeno e uma borboleta preta e branca encontram-se entre as descobertas.

Mas as duas maiores surpresas para os cientistas terão sido a descoberta de um par de pombas imperiais (Ducula sp. nov.) e de um “wallaby”, parente do canguru, e o mais pequeno marsupial até agora registado. Esta expedição teve o apoio financeiro e científico da National Geographic Society, do Smithsonian Institution e do Instituto Indonésio das Ciências.

As montanhas Foja estão situadas na província de Papua, Nova Guiné, e têm uma área de mais de 300 mil hectares de floresta tropical praticamente inexplorada. É um dos locais mais importantes na actualidade em termos de biodiversidade.

0 comentários: